segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Alimentação

10 Maneiras de como estimular a comer.

1- Deixe o bebê experimentar a comida da família. A ideia é essa mesma: que coloquem o dedinho na comida e se lambuzarem, mesmo quando o tempero é mais picante. É uma boa maneira de se acostumar com tudo.
2- Acredite mais no iogurte. Ele pode ser uma boa forma do bebê consumir cálcio. Vá oferecendo um pouquinho a cada dia. Não precisa adoçar, assim o bebê se acostuma com o sabor original. E vale até misturar iogurte na papinha, como molhinho de algum legume, na sopa…
3- Diversifique os ingredientes. Não precisamos ficar nos tradicionais batata, cenoura, mandioquinha na hora de fazer a papinha. Bebês franceses, por exemplo, já vão conhecendo sabores como o da alcachofra, do champignon e do alho porró.
4- Coloque todo mundo na mesa. Os bebês que costumam comer junto com toda a família, na mesa, vão associando a hora de comer com algo gostoso.
5- Monte uma horta junto com a criança. É uma maneira divertida de incentivá-la a comer verduras. Dá para plantar tomates, berinjela, pepino, morango, couve, alface, vagens, cenoura, rabanetes, beterraba em vasos e em apartamentos micros.
6- A aparência da comida é tudo. A da comida japonesa, sempre enfeitada, também ajuda a criança a querer experimentar. Que tal usar forminhas para deixar o arroz mais divertido? Ou montar uma carinha ou outro desenho usando os alimentos? Pelo menos sempre dê uma ajeitadinha no prato antes de colocar na mesa. Nada de gororoba…
7- Ás vezes, camufle os alimentos. O inhame ou abóbora no feijão ou o pão de tofu, muffins de espinafre. Comidas escondidinhas podem ser usadas sim, mas não sempre, ok?
8- Mude o tempero de sempre. Que tal colocar Parmigiano Reggiano na papinha? Chique, os italianos misturam pelo menos 5g de queijo na sopinha, depois de quinze dias da iniciação. E desde o começo, tudo é regado com azeite de oliva. Fala sério, o sabor deve ser maravilhoso!
9-Experimente outros costumes, afinal, pode dar certo. Os italianos, por exemplo, tem um que no início me pareceu bizarro, mas faz todo o sentido: para evitar gazes, eles dão 30 gr de maçã ou pera raspadinha, 20 minutos antes da refeição.
10-Invista no café da manhã. As crianças americanas tomam bastante leite e comem cereais antes de começarem o dia. Para ficar melhor ainda, que tal experimentar cereais mais naturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário