sexta-feira, 30 de setembro de 2011

A evolução do bebê

Desenvolvimento físico
Desde que nasce o bebê cresce e aumenta de peso progressivamente, muito embora o seu crescimento não seja homogéneo. A maior parte dos bebês aumenta no primeiro trimestre, em média, cerca de 30 g por dia, no segundo trimestre cerca de 20 g, no terceiro 15 g e no quarto uma média de 10 g diárias. Regra geral, cerca dos seis meses atingem o dobro do peso que tinham ao nascer. No que respeita à altura, e dependendo da altura com que nasceram e da sua tendência genética, o bebê poderá atingir mais 25 cm do que a altura com que nasceu. Contudo, todos estes valores poderão oscilar caso o bebê tenha sofrido alguma doença ou doenças durante este período.
Para além do peso e da altura, o bebê desenvolverá várias capacidades físicas.

Desenvolvimento físico
 
1º Mês: Tem reflexos primitivos. Normalmente bolça após a mamada. Não tem horas para mamar. Necessita que lhe mudem a fralda cinco a seis vezes por dia.
 
2º Mês: Segura pequenos objectos durante segundos. Tem acções mais voluntárias.
Os seus movimentos são mais seguros. Sustem a cabeça por alguns segundos.  

3º Mês: Começa a observar as mãos, esticando os braços à sua frente. Esmurra os objectos. Consegue elevar os ombros, de modo a olhar, caso esteja deitado de barriga para baixo.
 
4º Mês: Já se consegue deitar de costas. Diminui o número de refeições. Começa a brincar com as mãos e com os pés.
 
5º Mês: Leva os objectos à boca e pode começar a passá-los de uma mão para a outra. Chucha nos dedos dos pés, mostrando muita flexibilidade. Levanta muito bem os ombros e a cabeça, caso esteja deitado de costas.
 
6º Mês: Começa a rastejar pela casa. Permanece sentado, caso tenha um apoio.
De noite dorme dez horas seguidas. Mexe em qualquer objecto colocado à sua frente.
 
7º Mês: Continua a arrastar-se pela casa mas, conseguindo levar consigo um objecto. Podem nascer os dentes incisivos inferiores. Os músculos das pernas começam a adquirir força para suster o seu peso corporal.
 
8º Mês: Consegue sentar-se sem estar apoiado. Já consegue, aos poucos, gatinhar.
Se estiver sentado, avança arrastando o rabinho pelo chão; Tenta pôr-se de pé.
 
9º Mês: Gatinha e consegue suster-se só numa mão para poder agarrar qualquer coisa. Começa a gatinhar pela casa toda.
 
10º Mês: Já se consegue levantar e manter-se em pé caso tenha algo onde se agarrar. Consegue dar uns passinhos com ajuda. Já nos ajuda na tarefa de o vestir, enfiando as mãos nas mangas.  

11º Mês: Tenta manter-se em pé sem ajuda. Solta-se facilmente para andar entre os móveis. Encarrapita-se nas cadeiras e tenta descer delas de marcha-atrás.
Usa as cadeiras como muletas.
 
12º Mês: Tenta suster-se em pé, sem ajuda. Começa a querer comer sozinho, sem ajuda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário