A interacção do bebê com os pais, irmãos, restantes familiares e amigos processa-se lentamente, passo-a-passo. A integração do bebê na família e nas rotinas é gradual e depende em muito dos estímulos familiares.
Desenvolvimento social
1º Mês: Se a mãe está perto e lhe sorri, ele consegue olhar fixamente para os seus olhos. Não se adapta a esquemas e horários rígidos. Quase todas as reacções são instintivas. Mostra que adora estar ao colo.
2º Mês: Mostra se gosta ou não de alguma coisa. Move os braços e expressa-se respirando aceleradamente ou fazendo caretas para a sua mãe. Começa a gostar do banho. Prefere as pessoas aos objectos.
3º Mês: Sorri facilmente e chora muito menos. Regularizam-se os ciclos da comida e do sono. Já suporta um pequeno atraso na hora da mamada. A presença de pessoas estimula-o.
4º Mês: Quando lhe interrompem uma brincadeira, chora. Gosta de ser tocado.
Mostra interesse pelas imagens reflectidas no espelho. Começa a gostar mais de uns brinquedos do que de outros.
5º Mês: Deixa de chorar quando lhe falam. Sente muita curiosidade pelos espelhos.
Sorri e vocaliza procurando respostas. Zanga-se se lhe tiram o seu brinquedo preferido.
7º Mês: Demonstra ter vontade de participar em actividades colectivas. Se lhe ralham, compreende o significado pelo tom de voz que utilizam. Brinca sozinho mas também gosta de brincar com os outros.
8º Mês: Grita para chamar a atenção. Começa a manifestar os seus sentimentos, por exemplo, chorando quando a mãe se afasta. Aceita ir para o colo de “estranhos”. Afasta, com a mão, o que não gosta. Não quer ficar sozinho.
9º Mês: Presta atenção às reacções alheias. Chora se os outros choram.
10º Mês: Compreende as aprovações e as reprovações. Gosta de brincar com água.
Procura companhia e muita atenção. Mostra se está triste ou alegre, se sente raiva ou perturbações.
Os lugares desconhecidos ou estranhos assustam-no.
11º Mês: Busca a aprovação e evita que lhe ralhem. Colabora voluntariamente, embora nem sempre. Enquanto brinca, demonstra muita concentração por um largo período de tempo. Mostra experimentar um sentimento de culpa quando se engana.
12º Mês: Ao separar-se da mãe sente desgosto e chora. Expressa claramente o seu afecto pelas pessoas e objectos predilectos. Procura resistir ao sono e zanga-se se o obrigam a dormir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário