quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Sentir o mundo

A visão

Quando o bebê nasce apenas consegue focar a sua visão a uma distância entre 25 e 30 cm. Na hora da amamentação, como a distância entre os olhos do bebê e os olhos da mãe não é superior ao 30 cm consegue identificar visualmente a sua mãe. Dia-a-dia, o bebê vai desenvolvendo a visão . Começa por tentar focar objectos que lhe estão próximos e, quando já o consegue fazer, começa a observá-los de modo a descobrir a sua forma, o seu contorno, a sua cor... Para além disso, o bebê está também muito atento aos gestos da mãe, tentando imitá-los desde logo. Quando a mãe se aproxima, tenta observar as expressões do seu rosto, rindo para ela, caso esta lhe sorria.
Mais tarde, começa a procurar as pessoas e os objectos, ficando muito espantado se escondermos aquilo para que estava a olhar.
O bebê começa a fase exploratória daí que seja normal atirar os brinquedos para o chão. Desta forma, percebe a distância e a trajectória de cada objecto e, o som deste ao cair estimula ainda mais a sua curiosidade. Repete o movimento quantas vezes for preciso. Para o bebê tudo é novo, tudo está por experimentar. Para aguçar a sua curiosidade, recebe diariamente milhares de estímulos que tenta entender.

Nenhum comentário:

Postar um comentário