Respostas sobre o banho do bebê
Devemos começar o banho pelos cabelos por uma questão de higiene. O couro cabeludo é um dos lugares onde a sujeira mais gosta de ficar. Ao lavá-lo por último, ela passará pelo corpo do bebê que já está limpo. Começando pelos cabelos, você não corre esse risco.
Antigamente, era recomendado embrulhar o bebê em uma toalha, lavar o rosto e o cabelo e só depois colocá-lo na banheira. Mas algumas maternidades e especialistas notaram que isso é muito trabalhoso, principalmente para os pais de primeira viagem. E sugerem que você inicie pela cabeça, mas já com o bebê na banheira. Mantendo o local do banho aquecido – portas e janelas fechadas –, o bebê não passará frio. E não demore para retirá-lo da banheira.
2) É preciso lavar a cabeça do bebê todos os dias?
Como os recém-nascidos ainda podem ter fragmentos do parto, sim, o indicado é lavar todos os dias. Crostinhas que costumam aparecer no couro cabeludo também precisam ser eliminadas. Passe um pouco de óleo antes do banho para amolecer e ela saíra na lavagem. Pode demorar alguns dias para sair tudo – isso é normal. Depois do primeiro mês, em dias muito frios, você até pode deixar o cabelo fora do ritual. Mas apenas se observar que ele está limpo, sem restos de leite, comidinhas, pomada...
3) Qual o melhor momento para o bebê tomar banho?
O horário em que os pais estão mais disponíveis e descansados é sempre o melhor. O banho é um momento de interação da família, de grande prazer para o pequeno e até de checagem geral, já que você poderá observar todo o seu corpinho. Precisa ser delicioso. Escolha uma hora calma, sem compromissos agendados. Isso vale para qualquer pessoa que vá fazer a higiene, incluindo parentes, babás e empregadas. Deve-se tentar dar o banho no horário mais quente do dia e por volta do meio-dia nas épocas mais frias. Em outros meses, você escolhe. Deixar o banho para noite é uma boa opção, já que o bebê se acalma e dorme tranquilo.
4) Posso dar mais de um banho por dia?
Não há uma regra, principalmente no Brasil, onde a temperatura muda muito conforme a região. É necessário apenas um. Mas em locais muito quentes, como o Nordeste, pode ser necessário um segundo e até um terceiro banho. Dependendo da quantidade de golfadas da criança, da bagunça com a papinha e do tempo que ele ficou se arrastando/engatinhando no chão, pode ser preciso voltar para a banheira. Mas atenção: dê apenas um banho com sabonete para não correr o risco de ressecar a pele. Os outros são apenas água e carinho. Banhos fazem milagres com bebês irritados...
5) Preciso dar banho todos os dias?
Não somos europeus. Com nossa temperatura média, o ideal é tomar banho todos os dias. Mas recém-nascidos não se sujam, não suam. Em dias muito frios – e também naqueles mais atrapalhados –, não há nenhum perigo em pular o banho desde que você faça uma versão de gato antes de dormir: limpe os genitais, passe lenço umedecido ou algodão com água nos pezinhos, nas mãozinhas, no pescoço. E coloque uma roupa limpa. Bebês maiores também podem passar por isso se não foi um dia muito sujo...
6) Como devo lavar a banheira?
Depois de alguns banhos, a banheira pode apresentar uma crostinha de gordura. Isso é normal, mas se organize para lavar esse acessório uma vez por semana, pelo menos. Use a parte amarela da esponja, sabonete neutro ou detergente. Não utilize álcool, que pode comprometer o material da banheira.
7) É melhor secar o bebê com toalha ou toalha-fralda?
A toalha-fralda – uma toalha revestida de tecido de fralda em um dos lados – é mais adequada. Supermacia, geralmente possui um capuz e tem o tamanho certo para bebês. Você pode improvisar usando uma toalha comum macia e colocando uma fralda de tecido por dentro. Caso não tenha a fralda, separe uma toalha de qualidade, bem felpuda e com boa capacidade de secagem. Importante: depois de enxugar o bebê, tire-o de cima da toalha úmida. Muitos pais esquecem de fazer isso, trocam o bebê e no final descobrem que a roupinha está úmida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário