sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Primeiros Amiguinhos

Como ajudar o seu bebé a fazer amigos e a ser amigo
  • Durante o primeiro ano do bebé, não se feche em casa, nem feche a sua casa aos amigos e família. A pretexto de respeitar os horários do bebé ou do cansaço acumulado, muitos pais não proporcionam ao bebé momentos de convívio com outros adultos e crianças. Esse convívio é saudável e favorece a socialização.
  • Ser egoista é normal. Os bebés estão centrados neles próprios, por isso têm dificuldade em partilhar. A partir dos dois anos, devemos mostrar-lhes como é iomportante dar a vez e partilhar. Mas este é um processo que levará o seu tempo. Não se exaspere e dê a volta aos conflitos de forma pacífica.
  • Elogie o seu filho sempre que tiver uma atitude generosa com outra criança. Do mesmo modo, elogie esse tipo de atitudes que outras crianças tenham com ele.
  • Comportamento agressivo, como bater em outras crianças ou morder é comum. Afinal é a forma instintiva de resolver os conflitos. Mas se se tornar um padrão muito constante e prolongado no tempo, converse com a educadora e com o pediatra para tentar perceber as razões que o levam a comportar-se dessa forma. Insegurança, medo, ansiedade em alguma fase complicada podem estar na base da questão. Um psicólogo pode ajudar a definir estratégias para lidar com o problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário