segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Parto normal ou parto cesárea?

Decidir por um tipo de parto não é nada fácil, afinal, não se trata de uma simples escolha. Algumas mães ficam inseguras na hora de decidir qual procedimento vai trazer o bebê ao mundo. É uma ocasião que merece cuidados especiais e por isso, diversos os fatores que devem ser levados em conta, como as condições físicas e psicológicas da mãe, os problemas que podem acontecer em função da anestesia, a recuperação no pós-parto e o conforto para a mãe e o bebê.
Existem diversos tipos de parto, mas os mais conhecidos são o parto normal e o parto cesárea. Antes de escolher um deles, vale a pena saber mais sobre os prós e contras de cada um deles e é claro, ouvir a opinião do seu médico.

Parto Normal

É o tipo de parto mais aconselhado pelos médicos, considerando que os riscos de a mãe e o bebê terem infecções é bem menor e a recuperação da mulher é mais rápida. Para que o parto normal aconteça, é necessário que o colo do útero esteja dilatado por completo e as contrações sejam muito fortes. Assim, as paredes do útero fazem pressão sobre o bebê e, em conjunto com o esforço da mãe, a criança é impulsionada para fora. Quando o bebê precisa de uma ajuda para vir ao mundo, pois espaço para sua saída é insuficiente, o médico faz uma episiotomia, que consiste em um corte na passagem vaginal.
Apesar de ser a grande reclamação das mães, o parto normal não é mais sinônimo de fortes dores. Hoje em dia, há técnicas para aliviá-las e o desconforto também pode ser amenizado com anestesia.
A mãe que prefere o parto normal se recupera rapidamente e pode voltar logo às suas atividades normais. Sem falar que a ligação entre mãe e bebê é muito maior.

Parto Cesárea

Se o parto normal oferecer riscos à saúde da mãe ou do bebê, o parto cesárea (ou cesariana) pode ser a alternativa mais segura. Esse tipo de parto é cirúrgico e costuma ser indicado em casos de hipertensão, pré-eclampsia, diabetes gestacional, insuficiência placentária, problemas do coração e rim.
A vantagem do parto cesárea é que o método possibilita retirar o bebê no momento certo e com rapidez, caso existam dificuldades para que o nascimento ocorra de forma natural. As desvantagens do parto cesárea são que há maior risco de infecção e os recém-nascidos podem ter problemas respiratórios.
O parto cesárea é excessivamente usado e em alguns casos, até sem necessidade. Por falta de informação, muitas mulheres acreditam que é um procedimento indolor, mas se esquecer que a recuperação completa da mãe é mais lenta e dolorosa, ela sente dores ao fazer movimentos simples como ficar em pé, rir, chorar. Além disso, os pontos não caem sozinhos, precisam ser removidos pelo ginecologista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário