sexta-feira, 30 de setembro de 2011

A evolução do bebê

O desenvolvimento intelectual e comportamental
Tal como no desenvolvimento físico, uns bebês desenvolvem-se intelec-tualmente mais rapidamente do que outros e a nível comportamental também sofrem as influências genéticas e dos estímulos que o meio ambiente lhes proporcionam. Contudo, tal como o quadro anterior, este pretende demonstrar o desenvolvimento que a maioria dos bebês apresenta.

Desenvolvimento intelectual
 
1º Mês: Chora para nos chamar a atenção, para dizer que tem fome ou que tem dores. Observa o que o rodeia mas, mantém um olhar vago. Fica tranquilo quando o pegam ao colo. Pede para comer com intervalos regulares. Está acordado uma em cada dez horas.  

2º Mês: Manifesta emoção ao ver objectos de que gosta. Começa a investigar o mundo, chupando. Olha com atenção, os rostos das pessoas. Distingue as vozes e procura a sua origem.
 
3º Mês: Começa a reconhecer todos os membros da família. Explora, com as mãos, o seu rosto, a boca e os olhos. Vocaliza melhor e as suas expressões aumentam. Começa a memorizar tudo o que vê e lhe interessa.
 
4º Mês: Aumenta os períodos de atenção. Sorri para as pessoas que gosta. Começa a perceber como o seu comportamento tem influência nos outros.
 
5º Mês: Pode começar a mostrar medo dos estranhos. Segue com o olhar todos os movimentos bruscos. Quer agarrar aquilo que se move.
 
6º Mês: Inspecciona todos os seus brinquedos. Muda de humor facilmente, manifestando simpatia e antipatia. Entretém-se a escutar a sua própria voz. Agarra com precisão tudo o que está ao seu alcance. Pronuncia vogais.  

7º Mês: Demonstra interesse por detalhes. Começa a observar, mais atentamente, figuras coloridas. Repete sílabas bem definidas e começa a dar-lhes significado.
 
8º Mês: Pode apontar para o que quer e olha para onde apontamos. Consegue reconhecer algumas palavras dando-lhes significado e começa a tentar imitá-las. Começa a reconhecer e memorizar o rosto de pessoas que vê raramente.
 
9º Mês: Encontra os objectos que viu esconder. Pode recordar um jogo do dia anterior. Utiliza sílabas e dá-lhe um significado. Consegue seguir instruções simples. Aborrece-se com os jogos repetitivos.
 
10º Mês: Tenta comer sozinho. Com a sua colher, tenta dar-nos de comer. Obedece a ordens simples, quando quer.
 
11º Mês: Expressa-se de forma confusa. Descobre que é mais cómodo se o ajudarem do que se tentar sozinho. Reconhece muitas palavras.  

12º Mês: Reconhece os animais e tenta imitar os seus sons. Compreende o mecanismo de acção-reacção. Reagrupa objectos, ordenando-os por categoria. Palra utilizando frases curtas, embora possam ser incompreensíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário